Uma série de problemas tem atingido a área do Pantanal no centro-oeste brasileiro. Focos de incêndio durante a seca na região são comuns, porém, após cada estação desse tipo, vem a estação das chuvas que os mantém sob controle. Em 2020, elas foram extremamente escassas, o que resultou na estação chuvosa mais seca dos últimos 50 anos.
Piorando ainda mais a situação, a região enfrenta um crescente desmatamento, no qual, muitas vezes, se utiliza ilegalmente o fogo. A quantidade de vegetação ainda permite que o incêndio alcance proporções gigantescas na seca. Outro fator agravante para a devastação do bioma é o desmonte de órgãos de fiscalização ambiental que foi feito nos últimos anos com o atual governo.
Nas últimas semanas, vimos que o incêndio atingiu 2,3 milhões de hectares do Pantanal, o que seria mais de 15% de sua extensão, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O Ministério da Defesa relatou o uso de 14 aeronaves, 40 viaturas e duas embarcações no combate às chamas que atingem o bioma. Porém, especialistas apontam que o vasto território dificilmente contará com um número suficiente de equipamentos e pessoas para parar o incêndio.
O fogo se alastrou de uma forma que a região não via há décadas. Em meio à essa tragédia, os moradores enfrentam ainda mais problemas de saúde, a vegetação está sendo devastada, animais que não conseguem fugir sofrem e são encontrados mortos.
Quando nos deparamos com essa realidade, dificilmente sabemos o que fazer para ajudar. Além de cobrar o governo e lideranças locais por mais ações de proteção aos nossos biomas, existem algumas instituições que podem nos auxiliar a direcionar nossa atenção e ajuda.
- Instituto Homem Pantaneiro
-
Dentre elas, está o Instituto Homem Pantaneiro, que atua para preservação do Pantanal e agora tem realizado ações e organizado mutirões de ajuda emergencial à contenção dos focos de incêndio.
- Pantanal Relief Fund
-
Outra fonte de ajuda é o Pantanal Relief Fund, que tem arrecadado fundos para o auxílio à região que enfrenta graves problemas causados pela COVID-19 e agora também para o combate ao fogo na região.
- Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai – SOS Pantanal
-
Existe também o trabalho feito pelo Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai – SOS Pantanal, que busca informar e promover o diálogo para a conservação de um Pantanal sustentável e atualmente tem levantado arrecadações para cobrir os custos de logística e operação dos brigadistas que estão na linha de frente.
- Ampara Silvestre
-
Outro trabalho que tem sido incrível é o do Ampara Silvestre, que tem resgatado animais nos incêndios. Os voluntários têm procurado ajuda financeira para custear a medicação, equipamentos de resgate e uso veterinário, veículos para resgate e alimentação dos animais em reabilitação.
—————————————————————–
The article above was edited by Beatriz Cristina.
Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!