Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

O Que Emily E Lorelai De ‘Gilmore Girls’ Podem Nos Ensinar Sobre Conflitos Familiares?

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

A série ‘Gilmore Girls’, disponível na Netflix, fez muito sucesso nos anos 2000 e continua conquistando fãs até hoje. Retratando a vida de Lorelai, uma mãe solteira, e sua filha Rory, a premissa da obra é falar sobre seus diferentes relacionamentos durante os anos. Um dos mais interessantes e melhor desenvolvido é o de Lorelai com sua mãe, Emily.

As duas sempre tiveram uma relação conturbada: desde a infância elas não conseguiam entender a personalidade uma da outra. Lorelai sempre tentou de tudo para não fazer parte do mundo glamuroso e cheio de regras em que sua mãe vivia. Até que as coisas pioraram quando ela engravidou aos 16 anos e, cansada dos julgamentos da mãe, fugiu de casa e mudou-se para a pequena Stars Hollow – passando a criar a filha recém-nascida sozinha. Assim, ela se distanciou ainda mais de seus pais durante muitos anos.

Com as idas e vindas desse relacionamento entre mãe e filha durante a série, nós podemos tirar lições valiosas baseado em como elas lidavam com os seus conflitos familiares.

https://giphy.com/gifs/gilmoregirls-season-2-netflix-xUySTVk1FOCIo0AtzO
GIPHY

QUEBRAR O ORGULHO

A maior falha de caráter dessas personagens é o orgulho. Se elas não fossem tão orgulhosas e cedessem de vez em quando, não teriam perdido tantos anos longe uma da outra.

Em um episódio, Emily vai visitar o hotel onde Lorelai trabalha e acaba conhecendo o lugar para onde a filha fugiu quando sua neta nasceu. Ela percebe que Lorelai passou por dificuldades e que também começou a construir uma vida totalmente nova – o que lhe era desconhecido. Na época, nenhuma das duas procuravam se falar ou se encontrar simplesmente por orgulho, e, quando Emily percebe o quanto ela poderia ter feito parte da vida da filha e da neta, ela se arrepende muito.

Às vezes nós também deixamos o nosso orgulho falar mais alto, queremos sempre ter razão, acabamos brigando e perdendo tempo de qualidade com as pessoas que amamos. Melhor do que ter razão é ser feliz e viver em paz.

Quebrar o orgulho e resolver os problemas não significa ser fraco: é sinal de que seus relacionamentos são uma prioridade, e que nenhum desentendimento pode mudar isso.

https://giphy.com/gifs/gilmoregirls-netflix-gilmore-girls-3ohA2Z4WIAUqCtYPPG
GIPHY

SER HONESTO

Não dizer o que realmente estavam sentindo ou pensando foi o estopim de muitas brigas que as duas tiveram durante a vida.

A questão é que, quando decidimos ser honestos, não temos que falar a primeira coisa que vier à cabeça, principalmente na hora da raiva – uma atitude recorrente nas brigas de Lorelai e Emily.

Na série, Lorelai sempre reclama que não pode ser honesta com a mãe, pois Emily não a entende, mas por muito tempo Lorelai nunca se interessou em realmente entender a mãe dela também.

Algo que fica muito nítido para quem está assistindo é que as duas são iguais em muitos aspectos da personalidade (mesmo que nunca queiram admitir): ambas são teimosas, decididas e um pouco controladoras, o que faz com que elas acabem cometendo os mesmos erros que apontam uma na outra. Assim, as brigas que poderiam ter se resolvido facilmente acabam se prolongando.

Antes de discutir com alguém, devemos refletir sobre o que estamos sentindo, e então abrir o jogo e conversar. Nunca julgue que a pessoa não vai te entender ou não vai querer te ouvir, pois você pode se surpreender com o poder que uma conversa séria e honesta tem em nossos relacionamentos.

https://giphy.com/gifs/gilmoregirls-netflix-gilmore-girls-xUySTuscONndO4RWkE
GIPHY

PERDOAR E ESQUECER

Algo que precisamos lembrar, é que deixar um assunto passar não significa necessariamente perdoar. Em ‘Gilmore Girls’, quando Lorelai e Emily estavam bem e de repente acontecia alguma briguinha, elas já traziam de volta histórias antigas e ressentimentos que elas não tinham superado para usar de munição em mais uma discussão.

Como aconteceu na primeira temporada, no dia do baile da escola quando Rory saiu com o namorado Dean e não tinha voltado pela manhã, Emily e Lorelai ficaram preocupadas e começaram a brigar. Mas mesmo que o foco fosse a Rory, elas incluíram na discussão ofensas sobre Lorelai ter jogado a vida fora ao engravidar cedo e fugir de casa, e em como Emily era uma mãe sufocante, o que não levou a lugar nenhum e só trouxe mais desentendimento.

Ao decorrer das temporadas, é possível ver que quanto mais elas se permitiram conhecer uma à outra e esquecer o passado, o relacionamento melhorou e elas foram realmente capazes de viver bem, perdoando as falhas.

Perdoar não é um sentimento, é uma decisão. Por isso nem sempre é fácil esquecer as coisas que foram ditas ou algo que fizeram para nos magoar. Mas se queremos construir relacionamentos saudáveis é necessário saber perdoar e seguir em frente, reconhecendo que todos nós erramos na vida, pois somos humanos. Quem perdoa de verdade esquece, pois o que ficou no passado já não importa mais: o que importa é as escolhas que faremos dali por diante.

https://giphy.com/gifs/gilmoregirls-netflix-gilmore-girls-xUySTrRu4RwGupplle
GIPHY

—————

O texto acima foi editado por Diovanna Mores Monte.

Gosta desse tipo de conteúdo? Siga Her Campus Cásper Líbero para mais!

Her Campus Placeholder Avatar
Anna Goudard

Casper Libero '25

Journalism student, passionate about pop culture, writing, musicals and discovering the world. I could talk about Shawn Mendes for hours.