Her Campus Logo Her Campus Logo
The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O Festival de Cannes é um evento festival de cinema criado em 1946 sediado na cidade de Cannes, na França, acontece anualmente no mês de maio durante 15 dias, tendo exibições de filmes e premiações, sendo a “Palma de ouro” o maior prêmio do festival. Ele é marcado por receber inscrições de produções ao redor do mundo e é um dos festivais mais importantes cinematográficos.

Neste ano, o evento aconteceu entre 14 e 25 de maio, mas já estamos ansiosos para o Festival de Cinema de Cannes de 2025. E, enquanto esperamos, a Her Campus Cásper Líbero separou os cinco melhores filmes já exibidos na história do festival.

Parasita (2019)

O filme sul-coreano foi exibido na edição de 2019 e levou a Palma de Ouro, maior categoria da noite. Além desse prêmio, foi o primeiro longa de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Dirigida por Bong Joon-ho e estrelado por Song Kang-ho, Cho Yeo-jeong,Choi Woo-shik e Park So-dam, a narrativa conta a vida de uma família sem condições financeiras e cada um acaba se infiltrando na vida de uma família rica.

Bacurau (2019)

O filme brasileiro exibido em 2019 ganhou o prêmio do “Júri”. A trama fala sobre uma cidade de pouquíssimos habitantes no Nordeste que recebe ataques de um grupo estadunidense enviado para matar a população. A produção foi dirigida por Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho e no elenco os atores Sônia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen, Thomás Aquino, Silvero Pereira e Wilson Rabelo.

Close (2023)

O filme traz temas como homofobia, luto e masculinidade tóxica, e arrancou lágrimas do público em Cannes após a sua exibição em 2022. A história se baseia na amizade de duas crianças que possuem uma grande intimidade até que esse laço é quebrado por uma tragédia. O filme, que levou o prêmio “Grand Prix”, foi dirigido pelo belga Lukas Dhont e estrelado por Eden Dambrine, Gustav De Waele e Emilie Dequenne

O Labirinto do Fauno (2006)

Recordista no número de minutos de aplausos, o filme escrito e dirigido por Guillermo Del Toro se passa na Espanha em 1944, quando a protagonista Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto de seu padrasto, um oficial facista que luta contra uma guerrilha local. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra um labirinto que é uma passagem a um mundo de fantasia, entretanto a sua descoberta resulta em consequências para outros personagens. O filme é estrelado por Ivana Baquero, Sergi López e Doug Jones.  

A Crônica Francesa (2021)

Um dos filmes mais aclamados da sua edição em 2021, A Crônica Francesa teve 9 minutos de aplausos. Dirigido por Wes Wenderson, o filme traz a trama de um jornal situado em uma cidade fictícia na França. Quando o editor morre subitamente, os repórteres precisam traçar três histórias a pedido do editor: a crônica sobre um artista que alcançou a fama mesmo preso por duplo homicídio, um protesto estudantil que se transformou em uma revolução e o perfil de um chef de cuisine que salvou o filho do comissário de polícia de um sequestro. O elenco traz grandes estrelas como Timothée Chalamet, Bill Murray, Owen Wilson, Adrien Brody e Tilda Swinton.

The article above was edited by Julia Bonin.

Liked this type of content? Check Her Campus Cásper Líbero home page for more!

Giovana Fernandes

Casper Libero '27

Aluna de jornalismo da Cásper Líbero, que adora o mundo do entretenimento.