The Her Campus National Editors write about products we love and think you’ll love too. Her Campus has affiliate partnerships, so we get a share of the revenue from your purchase. All products are in stock and all prices are accurate as of publication.
Que a Páscoa é a época mais doce do ano para o paladar já sabemos, mas, e para os bolsos? Quão amargo foram os valores de um Ovo de Páscoa nesses últimos anos?
É notório o aumento dos preços do profuto no país, o que traz, automaticamente, curiosidade e dúvida para a população. O doce clássico do feriado pascal tem cada vez mais se tornando um artigo distante da celebração de algumas famílias brasileiras em decorrência do aumento em seus cifrões.
ORIGEM DOS OVOS DE PÁSCOA
A origem dos ovos de Páscoa está atrelada à troca de presentes da data comemorativa. Alguns historiadores dizem que a ideia se iniciou com os persas, já outros, dizem que foi com os chineses. A tradição se inicia mesmo depois do século XII, na França, quando Luís VII é recebido na volta de sua segunda cruzada com diversos presentes das terras exploradas, incluindo ovos. Porém, a tradição dos ovos de chocolate só surgiu séculos depois, com confeitarias francesas colocando chocolates dentro de ovos comuns.
Há algumas décadas, era comum pintar ovos de galinha para presentear parentes e amigos, sendo assim, algo barato, mas também afetuoso, que demonstrava um carinho com aquela pessoa especial.
Ao longo dos anos, os ovos começaram a ser comercializados com uma ideia mais visual e menos paladar. Quem nunca pediu para um familiar um ovo que queria muito só por conta do brinquedo que o acompanhava? Mas, se nós sabemos que os ovos não valem a pena, por que continuamos comprando? Karine Mares tem 46 anos e é dona de casa em São Paulo, e reflete “o que realmente impulsiona a decisão de compra é quando a oferta está alinhada com o desejo do cliente…Se formos analisar apenas pelo preço, pode até parecer que não compensa, mas quando o cliente realmente quer aquele tipo de produto, o valor deixa de ser um obstáculo — o desejo fala mais alto”.
SABOR X BRINQUEDOS
Apesar de comercializar ovos de Páscoa artesanais, Karine se viu comprando um ovo de Páscoa para sua filha caçula neste ano, “o que pesou mesmo na escolha não foi o sabor ou a qualidade do chocolate, mas sim o personagem da embalagem”.
Nas redes sociais, diversos reviews sobre os ovos do ano e suas lembrancinhas viralizam todos os dias. Os virais impulsionam cada vez mais a compra dos ovos, não pelo sabor, mas sim pelo brinquedo, que, no ano seguinte, provavelmente já estará esquecido em algum canto.
Ana Letícia Zodi, empresária e dona de franquias da Kopenhagen, fala sobre como as marcas procuram trazer uma experiência para o consumidor nos ovos de Páscoa, desde a embalagem até o chocolate. O ovo da Moranguinho é um bom exemplo disso, a Kopenhagen trouxe a nostalgia de um personagem querido por diversas gerações, instigando a compra do produto, mais uma vez, pelo seu apelo visual e emocional.
Ana também dá uma ideia de valores ao longo dos anos: o ovo mais tradicional da marca, o Língua de Gato, teve um aumento de vinte e oito reais durante os anos de 2023 e o atual ano de 2025. Neste meio tempo as lojas também fizeram – e fazem – uso de promoções, como foi o caso de 2024, se o cliente participasse do programa de fidelidade da marca, o ovo teria um desconto de nove reais e quarenta centavos.
O aumento do preço do cacau também é um fator para o crescente valor dos ovos. A alta de 189% em dois anos é crucial para os produtores, tanto os artesanais, quanto os de grandes marcas.
Sendo assim, a escapatória do público é procurar pelo chocolate que mais vale a pena dentro da sua realidade. Alguns tendem a escolher por marcas famosas, outros por ovos artesanais ou até mesmo por fazer em casa – experiência que traz tempo de qualidade com quem ama e diversão.
No final do dia o importante é que os consumidores fiquem atentos aos ovos, seus preços e o que estes oferecem, para não caírem apenas na moda do brinquedo, e sim para a experiência palatal também valer a pena.
___________
O artigo acima foi editado por Júlia Salvi.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!