A missão Artemis II será a primeira viagem à vizinhança lunar depois de mais de 50 anos, com o objetivo de contornar a Lua e atingir o lado oculto do satélite natural da Terra. A última missão com esse destino foi a Apollo 17, que ocorreu em 1972. Pela primeira vez um homem negro, Victor Glover, e uma mulher, Christina Koch, foram selecionados pela NASA para participar da famosa missão. Os outros dois tripulantes são Reid Wiseman e Jeremy Hansen.
Com previsão para ser lançada em 2024, a missão carrega uma grande importância, tendo em vista que a longo prazo o objetivo é estabelecer uma base permanente na Lua, para que uma nova meta seja desenvolvida: uma missão tripulada a Marte. Além disso, a missão entra para a história por ser a primeira em que uma mulher e um homem negro são astronautas, selecionados entre 50 participantes.
“A equipe do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.
A escolha de Christina Koch e Victor Glover faz parte de uma promessa da NASA de levar mais diversidade às explorações espaciais. Vale ressaltar que apenas 24 astronautas já estiveram na superfície lunar, dentre eles, 12 pisaram na superfície lunar e todos eram do sexo masculino e brancos.
Conheça os dois astronautas que farão história rumo à Lua no ano que vem:
Christina Hammock Koch, recordista e pioneira
Christina, de 44 anos, nasceu em Michigan, nos Estados Unidos, e cresceu no estado da Carolina do Norte. Ela é formada em Engenharia Elétrica, em Física e possui um mestrado em Engenharia Elétrica. Antes de se tornar astronauta, se dedicava ao desenvolvimento de instrumentos de ciência espacial e a engenharia de campo científico remoto. Em 2013 foi selecionada para ser astronauta da NASA e, desde então, seu nome vem fazendo parte da história.
- Ficou no espaço por 328 dias, sendo esse o maior tempo contínuo que uma mulher ficou no espaço;
- Em 2019, participou da primeira caminhada espacial feminina ao lado de outras seis astronautas.
“Estou emocionada? Absolutamente. Mas minha verdadeira pergunta é: estão emocionados? Pergunto porque me emociona que levaremos seu entusiasmo, suas aspirações, seus sonhos conosco nesta missão Artemis II, sua missão”, disse ela ao público no hangar do aeroporto Ellington, que serve o centro espacial Johnson da NASA em Houston, Texas.
Victor Glover, o piloto de voo da Artemis II
Victor, de 46 anos, nasceu e cresceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Foi selecionado para ser astronauta na NASA em 2013, enquanto atuava como membro do Legislativo no Senado norte-americano. Mais recentemente, foi piloto de testes da Marinha dos Estados Unidos e, em 2024, será o piloto de voo da missão Artemis II.
- Realizou seu primeiro voo espacial em 2020;
- Foi o primeiro homem negro a participar de uma missão de longa duração (seis meses) a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), onde atuou como engenheiro de voo;
- Completou 168 dias em órbita e participou de quatro caminhadas espaciais.
“Espero que possamos seguir servindo como fonte de inspiração para a cooperação e a paz, não apenas entre as nações, mas também nossa própria nação”, declarou.
—————————————
O artigo acima foi editado por Isadora Noronha Pereira.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!