Se tem um jeito de fazer seu pet feliz, esse é enchendo a barriga! Além dos gatinhos amarem os petiscos, essas comidinhas são grandes aliados quando o assunto é reforço positivo na hora de ensiná-los. Mas é importante lembrar que essas guloseimas são uma parte importante da alimentação e cuidado que temos com os peludinhos. Por isso, aqui vão algumas dicas importantes sobre esse agradinho:
mas antes…
Os petiscos devem ser apenas 10% da alimentação diária dos gatinhos, diz a médica veterinária e nutróloga, Maristella Navarro. “Se seu gato come cerca de 200g de alimento, ele só poderá consumir 20g de petisco”, completa.
Outro ponto interessante é que alimentos crocantes auxiliam na saúde bucal dos pequenos.
Além das quantidades, outra coisa que devemos nos atentar é a composição desses alimentos. Então, quanto mais evitar sódio, conservantes, temperos industrializados e corantes artificiais, melhor será para a saúde do felino. As melhores opções de petiscos prontos são os compostos por poucos ingredientes ou apenas um. Vamos a algumas marcas que seguem um padrão mais natural em sua composição:
top 4 marcas naturais
encontramos em casa
A preferência dos gatinhos por proteínas tende a ser maior por serem animais carnívoros, mas isso não os impede de ter uma alimentação mais variada. Muitos gostam de leguminosas, frutas, laticínios, etc. Sendo assim, por que não implementar essas variedades na vida do seu bigodudo? Vamos a alguns petiscos rápidos, práticos e saudáveis que podem fazê-los muito felizes:
- Iogurte natural integral;
- Gema de ovo em natura;
- Grama de gato;
- Abóbora, batata-doce, cenoura, ervilhas e brócolis;
- Banana, maçã, melancia, melão e pera.
Receitinha rápida
E se você é alguém que gosta de se aventurar na cozinha, uma ótima dica é fazer petiscos caseiros para seus felinos. Então vamos de receitinha:
INGREDIENTES:
- 1 peito de frango picado em pedaços pequenos.
MODO DE PREPARO:
Disponha os pedacinhos em uma forma, e coloque no forno a 180 C° de 30 a 40 minutos. Retire, espere esfriar, e está pronto. Pode ser guardado em um ambiente limpo, seco e longe da luz solar por até 20 dias em um pote com tampa.
Não se esqueça de sempre ler a composição de todos os produtos que seu gatinho for consumir, e procure variar os petiscos sempre que possível, para que ele não enjoe. Em caso de restrição alimentar, consulte o veterinário antes de efetuar mudanças na alimentação do seu felino.
Essas e outras informações sobre alimentação e cuidados do seu pet podem ser encontradas nos seguintes perfis do tiktok: @nutrovet e @ingridgrespan.nutrivet.
———————————-———————————-
O artigo acima foi editado por Larissa Gabriel.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!