O Personal on Demand Broadcast, popularmente conhecido como Podcast, foi criado em 2004, mas somente em 2019 ganhou destaque nas principais plataformas de música.
No mesmo ano, os VideoCasts também se destacaram no YouTube, numa experiência em que, juntamente com o áudio, há transmissão de imagens.
Ambos se apresentam como um espaço para um bate-papo mais intimista que acolhe qualquer tema, do entretenimento à política. Com uma linguagem acessível, vêm sendo utilizados por políticos na busca por novos eleitores.
Por ter uma produção mais barata quando comparada às demais mídias audiovisuais, o número de Podcasts e VideoCasts aumentou exponencialmente.
Durante o isolamento devido à pandemia, causada pelo surto de COVID-19, as pessoas puderam desenvolver os seus próprios programas dentro de suas casas ou em pequenos estúdios, pois para tal, é necessário apenas um microfone e/ou uma câmera e um computador para edição.
Segundo a pesquisa PodPesquisa, realizada pela ABPod, Associação Brasileira de Podcasters, 70,3% dos produtores iniciaram os seus trabalhos a partir de 2018 e, em 2020/2021, 65,70% afirmaram que faziam por hobbie.
Com isso, grandes nomes como PodPah, Flow PodCast, PodCats e Pod Delas ganharam espaço no Youtube Brasil. Ainda segundo a PodPesquisa, a plataforma desempenhava 19,8% da tendência de distribuição de PodCasts em 2021, sem contar a explosão que os VideoCasts representaram.
Já o Spotify, no mesmo ano, apresentava 87,2% da distribuição em plataformas de música, com destaques, atualmente, para o Café da Manhã, Mano a Mano, Horóscopo Hoje, Mulher da Casa Abandonada e NerdCast, entre diversos outros.
Por conta de seu formato, a abordagem de temas como entretenimento e pautas sociais e políticas através de uma linguagem de fácil entendimento acabaram atraindo diferentes públicos tanto para os PodCasts quanto os VideoCast, os tornando grandes veículos formadores da opinião pública.
Segundo a PodPesquisa, em 2019, a faixa etária da maioria dos ouvintes e espectadores era de 20 a 34 anos. Já em relação à escolaridade, 30% do público possuía ensino superior incompleto, enquanto 31% obtinha superior completo.
Com isso, diversos políticos, ao serem convidados para os programas, aproveitam o espaço para interagirem e apresentarem suas propostas políticas para diferentes nichos, além de criar uma relação mais próxima com os seus já eleitores.
JAIR BOLSONARO
Meses antes das eleições de 2022, em uma conversa de um pouco mais de cinco horas com Igor 3K, Bolsonaro contou no Flow PodCast sobre o início de sua carreira, sua época como militar e momentos conturbados de seu mandato.
O político respondeu perguntas e dialogou com o público, através do chat online, sobre sua postura durante a Pandemia de Covid19, homossexualidade, compra de vacinas, urnas eletrônicas, questões relacionadas a Sérgio Moro e sobre a polêmica envolvendo a Lei Rouanet.
Recentemente, concorrendo à Presidência da República no segundo turno da eleição com o candidato Lula, o candidato Bolsonaro participou do Inteligência Ltda.
Nesta participação, contou novamente sua história de vida, falou sobre suas propostas políticas e comentou ainda sobre as fake news que, segundo ele, o Partido dos Trabalhadores o acusa de praticar: “Quem pratica fake news é o PT. Me aponte uma fake news minha… não tem”, afirma Bolsonaro.
CIRO GOMES
Em junho de 2021, Ciro Gomes participou de uma conversa com Monark e Igor 3K no Flow Podcast. Lá, contou um pouco sobre sua vida pessoal e, principalmente, sobre os seus feitos durante os seus antigos mandatos, como a idealização e o apoio ao projeto de transposição do Rio São Francisco, por exemplo.
O político ainda deu a sua opinião sobre as posturas que Donald Trump e Jair Bolsonaro tiveram durante o período de Pandemia, abordando os temas de “imunização de rebanho” e o processo de funcionamento das vacinas.
Ciro ainda ressaltou a importância da política em um país: “O Brasil e o jovem precisam ouvir isso: a política é a linguagem da democracia, e a política brasileira é muito careta. (…) Meu irmão, o preço da carne e do feijão, que está estourado no mercado, é a política que resolve”, explicou ele.
JOÃO DORIA
Durante a transmissão do Flow PodCast, Doria contou sobre sua infância e que ingressou no mercado de trabalho como office boy aos 13 anos.
Também debateu sobre o mandato de Bolsonaro e o desejo do atual presidente de retomar o voto impresso.
O até então filiado ao partido NOVO dialogou com os apresentadores e espectadores (que puderam mandar mensagem para o político durante a transmissão) sobre sua postura e decisões que tomou durante o período crítico da pandemia, além de comentar sobre fake news e auxílio emergencial.
LULA DA SILVA
Em 2021, o candidato aproveitou o espaço do PodPah para contar sobre o início de sua carreira, sua atuação nos sindicatos, seus feitos durante os seus mandatos e também expôs sua opinião sobre o governo de Jair Bolsonaro.
Já concorrendo no segundo turno, Lula participou do Flow PodCast e, dessa vez, teceu comentários principalmente sobre suas propostas políticas e as de seu concorrente, Bolsonaro.
Falou sobre diversos temas como: o movimento Antipetista de seu adversário, as questões da Lava Jato, Alckmin como o seu vice, queimadas na Amazônia, Reforma Trabalhista e Regulação da Mídia.
Lula ainda comentou sobre as notícias/informações disseminadas pela campanha de Bolsonaro e que, segundo ele, são falsas: “A campanha do Bolsonaro é uma verdadeira fábrica de mentir”, afirma Luiz Inácio Lula da Silva.
Dados contidos na matéria podem ser consultados por completo aqui:
Podpesquisa Produtor 2020 2021_Abpod – Resultados
Podpesquisa-2019-Resultados.pdf (abpod.org)
abPod – Associação Brasileira de Podcasters
—————————
O texto acima foi editado por Gabriela Antualpa
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!