Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

‘Poor Things’: o que esperar do novo filme de Emma Stone e seus visuais excêntricos

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Tudo começa com um cientista excêntrico e uma pessoa ressuscitada dos mortos, que depois se revolta com o seu criador. Essa história te lembra algo? Provavelmente, a primeira coisa que você pensou foi no livro Frankenstein da autora Mary Shelley. Mas e se houvesse uma nova roupagem para esse clássico?

Alasdair Gray, o escritor escocês, pensou nisso em 1992, enquanto escrevia a obra Poor Things. Em 2023, na primeira adaptação do livro de Gray, Emma Stone se torna uma criatura à la Frankenstein, porém de um jeito um pouquinho diferente.

SOBRE O QUE É POOR THINGS?

O livro que dará origem a mais nova produção do diretor grego Yorgos Lanthimos acompanha Bella Baxter (Emma Stone). Após se afogar para fugir de seu marido abusivo, a jovem é revivida pelo extravagante cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), que usa o cérebro de um bebê para o experimento. Por isso, quando volta a vida, a ingênua protagonista não sabe como falar ou andar, e precisa aprender a viver novamente. 

À medida que o tempo passa, e o cérebro de Bella se desenvolve, ela anseia conhecer mais do mundo em que vive, porém, a proteção do Dr. Godwin a faz sentir presa. Quando ela conhece o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo) tudo muda. Juntos, eles decidem partir em uma viagem pelo mundo, que logo se transforma em uma odisseia repleta de descobertas.

Assim, Alasdair Gray cria uma história moderna sobre autoconhecimento, libertação e emancipação de uma jovem na Era Vitoriana. Sedenta por entender mais sobre si, sua sexualidade e seus arredores, a personagem Bella Baxter torna-se o símbolo de uma mulher que cresce livre dos preceitos que a cercavam.

A ADAPTAÇÃO DE YORGOS LANTHIMOS

Lanthimos assumiu a responsabilidade de trazer Bella à vida – mais uma vez, agora, por meio das telas de cinema. O diretor é conhecido por fazer filmes completamente diferentes daquilo que você costuma ver, e claro que em Poor Things não seria diferente. 

Entre contos macabros, como em A Lagosta (2015) e O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017), e uma história tragicômica que marca A Favorita (2018), Yorgos vem construindo uma filmografia diversa que continua crescendo em sua nova produção.

Poor Things abusa de um visual surrealista para contar uma narrativa ainda mais surreal. Yorgos em conjunto com a roteirista Tony McNamara (com quem já trabalhou em A Favorita), buscam transportar a história de personagens tão extravagantemente singulares para a tela de uma maneira teatral, criando um conto de fadas gótico.

O diretor também se reúne novamente com Emma Stone, que ficou encarregada não somente do papel principal, como também da produção do longa. Depois do lançamento no Festival Internacional de Cinema de Veneza, a atuação de Stone foi extremamente aclamada por críticos. Segundo a revista Vanity Fair, essa foi a melhor performance da atriz até então. Além dela, também estão no elenco Willem Dafoe, Mark Ruffalo, Ramy Youssef e Margaret Qualley.

Poor Things foi considerado o melhor filme do Festival de Veneza, levando o prêmio de maior importância do evento, o Leão de Ouro. 

A trajetória quase onírica da vida de Bella Baxter é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Nos Estados Unidos, a estreia está marcada para o dia 8 de dezembro deste ano. Já no Brasil, ainda não há data de estreia, mas provavelmente em 2024 você poderá ver Emma Stone brilhar nas telas de cinema como uma jovem e moderna Frankenstein.

—————————————————————————————————————————

O artigo acima foi editado por Mariana Miranda Pacheco.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Ludmila Costa

Casper Libero '26

I’m a journalism student who loves romcoms and pop culture. Writing is my oldest passion, so nothing better than combining the things I love the most in the world!