A Marvel Entertainment é uma empresa de entretenimento que primordialmente desenvolvia apenas quadrinhos de super-heróis, mas hoje em dia já faz outras grandes produções como filmes e séries. Ela foi fundada em 1939 e, ao longo dos anos, se transformou em um das principais empresas de entretenimento mundial, ocupando espaços de renome, principalmente no universo da sétima arte, tendo quatro filmes na lista de maiores bilheterias da história.
Ao longo dos anos a Marvel sofreu diversas transformações, porém sempre se manteve produzindo o mesmo universo de super-heróis. Uma das principais mudanças foi em 2008, ao ter sido comprada pela Walt Disney Company, que expandiu significantemente o MCU, como é conhecido o universo cinematográfico da empresa, e fez com que se tornasse um dos pilares mais bem sucedidos da companhia.
Como dito anteriormente, a Marvel teve seu início na produção de quadrinhos, que introduziram alguns dos personagens mais famosos do mercado como Hulk, Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro e muito mais. Todos eles já eram personagens muito queridos antes mesmo de ganharem suas adaptações cinematográficas, que de cara se tornaram um grande sucesso. Visto o retorno positivo que os primeiros filmes trouxeram, a companhia começou a investir mais nesse universo lançando cada vez mais conteúdos para as telas de cinema.
A cada novo filme era batido o recorde do anterior, até chegarem no auge com o lançamento do grupo Vingadores, que desencadeou quatro filmes com três ocupando postos nas dez maiores bilheterias da história. Depois desse grande sucesso era impossível que todos não estivessem falando sobre essa marca, a Marvel era o momento. Para se ter uma ideia, desde 2008 até 2023 já foram lançados 29 filmes do universo Marvel, sem contar as outras produções que fizeram ao longo do caminho, como séries e histórias em quadrinhos.
Dessa forma, é impossível não questionar a qualidade dessas produções. Mesmo uma empresa tão grande quanto a Marvel, não consegue dar conta de manter um padrão de qualidade por tanto tempo e com tantos projetos sendo feitos simultaneamente. E, com isso, chegaram as críticas, tanto de fãs quanto de especialistas, principalmente sobre os últimos lançamentos. Foram questionados desde a qualidade dos efeitos especiais até os roteiros.
Quando algo atinge tamanho sucesso, é preciso encontrar meios para se manter relevante e conseguir suprir todas as expectativas que foram criadas ao longo do caminho pelos seus telespectadores, um ponto que a Marvel vem falhando ultimamente.
Após o lançamento fenomenal da franquia dos Vingadores, os próximos lançamentos da marca começaram a ser pouco amados. Seus filmes começaram a parecer mais do mesmo, e aparentavam terem abaixado a qualidade nos quesitos de efeitos especiais, dessa forma a Marvel começou a perder alguns fãs e ser criticada com certa frequência em suas produções.
Desse modo, era de se acreditar que iriam investir mais nas próximas produções, para assim melhorar sua qualidade, sem essa pressa para lançar novos conteúdos. Porém, ao invés disso, decidiram expandir ainda mais o universo dos super-heróis, agora também produzindo séries. Nessa altura a Marvel está constantemente lançando novos quadrinhos, filmes e séries em uma frequência impossível de qualquer fã conseguir acompanhar. Além disso, a maioria dos heróis originais, presentes nos primeiros filmes, não participam mais das novas histórias, causando assim certa desconexão com o público mais antigo, que acompanha desde o início.
Com tudo isso se acumulando, a Marvel vem enfrentando bilheterias muito mais baixas do que costumava ter. Filmes como “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura“, “Thor: Amor e Trovão” e “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” não chegaram nem na casa dos bilhões dentro da bilheteria internacional. Sem contar as quedas de audiência nas séries feitas para o Disney+.
Logo, com esse universo super extenso, que tem planos de nos próximos dois anos lançar mais 23 filmes e séries e está sendo constantemente criticado sobre as qualidades das produções, fica cada vez mais difícil conseguir novos fãs e manter os antigos para acompanharem esses novos lançamentos. Afinal, ninguém quer ver conteúdo que se vende como incrível, emocionante e diferente, mas acaba caindo nas mesmas histórias de sempre.
—————–
O texto acima foi editado por Maria Esther Cortez.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!