Pela primeira vez, o Denver Nuggets conquistou o título da NBA Finals por 4-1 contra o Miami Heat, na noite da última segunda-feira (12). Liderados por Jokic, os campeões da conferência oeste levaram a melhor sobre os campeões da conferência leste, liderados por Jimmy Butler, e levantaram a taça na Ball Arena, no Colorado, Estados Unidos.
Em um melhor de sete, quem fizesse quatro primeiro ganhava o título. Os Nuggets levaram o primeiro jogo 104 a 93, mas Miami empatou no segundo ao ganhar por 111 a 108. Nos 3°, 4° e 5° jogos, Denver levou a melhor, por 109 a 94, 108 a 95 e 94 a 89, respectivamente. Em mais de 50 anos de história, os Nuggets nunca haviam sido campeões.
HISTÓRIA DA FRANQUIA
A equipe foi fundada em 1967 e, inicialmente, se chamava Denver Larks. No mesmo ano, mudaram o nome para Denver Rockets. Na época, disputavam a ABA (American Basketball Association) – liga rival da NBA – e firmaram sua sede na cidade de Denver, capital do Colorado. Desde então, disputam a Conferência Oeste e a divisão noroeste.
Foi só em 1974 que se tornaram Denver Nuggets – “Nugget” significa “pepita” e é uma homenagem para a mineração do Colorado. Nesse mesmo ano, tentaram fazer a mudança para disputar a NBA, no entanto “Rockets” já era utilizado pelo time de Houston. Então, fizeram uma votação para a troca do nome, com “Nuggets” ganhando. Em 1976, a ABA se fundiu com a NBA.
Nas décadas de 1970, 80 e 90, Denver teve momentos altos e baixos. Em algumas temporadas, tiveram a pior campanha da liga, em outras, conseguiram ir longe nos playoffs. Até então, nunca haviam conseguido se firmar como um grande e forte time.
Chegaram na final da conferência oeste em outras quatro oportunidades: 1978, 1985, 2009 e 2020. Perderam a primeira para o Seattle SuperSonics, atual Oklahoma City Thunder. Nas outras três também saíram derrotados, todas para o Los Angeles Lakers.
Denver teve alguns ídolos marcantes. Alex English é o jogador com mais pontos e assistências da história da franquia, foi também o cestinha da liga em 1983. Carmelo Anthony foi escolhido no draft de 2003 e foi responsável por levar a equipe de volta aos playoffs, após oito anos fora. Hoje, ele é um dos maiores cestinhas da NBA.
A franquia tem seis ex-atletas com camisas aposentadas: Alex English (2), Fat Lever (12), David Thompson (33), Byron Beck (40), Dan Issel (44) e Dikembe Mutombo (55).
TEMPORADA 2022/2023
Os Nuggets alcançaram o primeiro lugar na conferência oeste (também pela primeira vez), com 53 vitórias e 29 derrotas, e confirmaram esse favoritismo nos playoffs.
O técnico do time é Michael Malone, de 51 anos, e comanda o time desde 2015. A equipe vem sendo liderada pelo pivô sérvio Nikola Jokic (“Joker”, para os íntimos). Jamal Murray, Aaron Gordon, Michael Porter Jr. e Kentavious Caldwell-Pope completam o elenco.
A equipe enfrentou o Minnesota Timberwolves pela primeira rodada dos playoffs da NBA, ganhando, sem dificuldades, por 4-1. Na segunda rodada, foi vez de enfrentarem o Phoenix Suns, a vitória foi por 4-2. Se consagraram campeões da conferência oeste depois de uma varrida contra o antigo algoz Los Angeles Lakers. Um histórico 4-0 para os Nuggets, em cima do time de estrelas do LAL, liderado por Lebron James.
Pela primeira vez chegaram às Finais da NBA. Em cinco jogos, levaram a melhor sobre o time de Miami em disputas emocionantes. No último jogo, Miami até tentou uma remontada e ficou a frente no placar durante a maior parte, mas não suficiente para parar Jokic e companhia. A defesa de Denver é um grande destaque, já que em suas vitórias, o Heat não conseguiu alcançar os 100 pontos.
Jokic, principal rosto de Denver, conquistou o MVP (Most Valuable Player) das Finals. Ele também é o jogador que mais pontuou, mais deu assistências e mais pegou rebotes nos playoffs.
Sem dúvidas, o Denver Nuggets mereceu o título inédito. Fez uma temporada de grandes jogos e mostrou que veio para ficar.
Será que os Nuggets vão se firmar como uma potência da liga? A NBA volta em outubro!
—————————————————————–
The article above was edited by Milena Casaca.
Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!”