Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

Rebotes, regularidade e Jokic: Denver Nuggets tem vitória histórica na NBA

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Pela primeira vez, o Denver Nuggets conquistou o título da NBA Finals por 4-1 contra o Miami Heat, na noite da última segunda-feira (12). Liderados por Jokic, os campeões da conferência oeste levaram a melhor sobre os campeões da conferência leste, liderados por Jimmy Butler, e levantaram a taça na Ball Arena, no Colorado, Estados Unidos.  

Em um melhor de sete, quem fizesse quatro primeiro ganhava o título. Os Nuggets levaram o primeiro jogo 104 a 93, mas Miami empatou no segundo ao ganhar por 111 a 108. Nos 3°, 4° e 5° jogos, Denver levou a melhor, por 109 a 94, 108 a 95 e 94 a 89, respectivamente. Em mais de 50 anos de história, os Nuggets nunca haviam sido campeões. 

HISTÓRIA DA FRANQUIA 

A equipe foi fundada em 1967 e, inicialmente, se chamava Denver Larks. No mesmo ano, mudaram o nome para Denver Rockets. Na época, disputavam a ABA (American Basketball Association) – liga rival da NBA – e firmaram sua sede na cidade de Denver, capital do Colorado. Desde então, disputam a Conferência Oeste e a divisão noroeste. 

Foi só em 1974 que se tornaram Denver Nuggets – “Nugget” significa “pepita” e é uma homenagem para a mineração do Colorado. Nesse mesmo ano, tentaram fazer a mudança para disputar a NBA, no entanto “Rockets” já era utilizado pelo time de Houston. Então, fizeram uma votação para a troca do nome, com “Nuggets” ganhando. Em 1976, a ABA se fundiu com a NBA. 

Nas décadas de 1970, 80 e 90, Denver teve momentos altos e baixos. Em algumas temporadas, tiveram a pior campanha da liga, em outras, conseguiram ir longe nos playoffs. Até então, nunca haviam conseguido se firmar como um grande e forte time.  

Chegaram na final da conferência oeste em outras quatro oportunidades: 1978, 1985, 2009 e 2020. Perderam a primeira para o Seattle SuperSonics, atual Oklahoma City Thunder. Nas outras três também saíram derrotados, todas para o Los Angeles Lakers

Denver teve alguns ídolos marcantes. Alex English é o jogador com mais pontos e assistências da história da franquia, foi também o cestinha da liga em 1983. Carmelo Anthony foi escolhido no draft de 2003 e foi responsável por levar a equipe de volta aos playoffs, após oito anos fora. Hoje, ele é um dos maiores cestinhas da NBA. 

A franquia tem seis ex-atletas com camisas aposentadas: Alex English (2), Fat Lever (12), David Thompson (33), Byron Beck (40), Dan Issel (44) e Dikembe Mutombo (55). 

TEMPORADA 2022/2023 

Os Nuggets alcançaram o primeiro lugar na conferência oeste (também pela primeira vez), com 53 vitórias e 29 derrotas, e confirmaram esse favoritismo nos playoffs. 

O técnico do time é Michael Malone, de 51 anos, e comanda o time desde 2015. A equipe vem sendo liderada pelo pivô sérvio Nikola Jokic (“Joker”, para os íntimos). Jamal Murray, Aaron Gordon, Michael Porter Jr. e Kentavious Caldwell-Pope completam o elenco. 

A equipe enfrentou o Minnesota Timberwolves pela primeira rodada dos playoffs da NBA, ganhando, sem dificuldades, por 4-1. Na segunda rodada, foi vez de enfrentarem o Phoenix Suns, a vitória foi por 4-2. Se consagraram campeões da conferência oeste depois de uma varrida contra o antigo algoz Los Angeles Lakers. Um histórico 4-0 para os Nuggets, em cima do time de estrelas do LAL, liderado por Lebron James.

Pela primeira vez chegaram às Finais da NBA. Em cinco jogos, levaram a melhor sobre o time de Miami em disputas emocionantes. No último jogo, Miami até tentou uma remontada e ficou a frente no placar durante a maior parte, mas não suficiente para parar Jokic e companhia. A defesa de Denver é um grande destaque, já que em suas vitórias, o Heat não conseguiu alcançar os 100 pontos. 

Jokic, principal rosto de Denver, conquistou o MVP (Most Valuable Player) das Finals. Ele também é o jogador que mais pontuou, mais deu assistências e mais pegou rebotes nos playoffs. 

Sem dúvidas, o Denver Nuggets mereceu o título inédito. Fez uma temporada de grandes jogos e mostrou que veio para ficar. 

Será que os Nuggets vão se firmar como uma potência da liga? A NBA volta em outubro!

👯‍♀️ Related: NBA: POSTSEASON HIGHLIGHTS AND TEAMS YOU SHOULD BE WATCHING

—————————————————————–

The article above was edited by Milena Casaca.

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!” 

Júlia Salvi

Casper Libero '26

Hi! My name is Julia and I'm 18 years old. I"m a journalism student passionate about sports and movies :)