Já aconteceu de você pegar um livro, começar a leitura e se pegar passando os olhos pela mesma página sem conseguir avançar? Ou, quem sabe, ter o hábito de ler regularmente e, de repente, se ver estagnado há meses na mesma história entediante?
Se você está passando por essa situação angustiante, não se preocupe! Isso tem um nome e, felizmente, tem solução. Mas, primeiro, que tal entender um pouco sobre os motivos por trás dessa possível “ressaca literária”?
1. Você pode estar fatigado
Após uma leitura intensa ou a conclusão de uma obra densa, é comum sentir um cansaço mental. Nossa mente precisa de tempo para processar e assimilar as informações e emoções envolvidas. Esse período de recuperação pode se manifestar como uma pausa necessária, um “descanso” para o nosso intelecto.
2. Talvez o livro não seja tão bom
É frustrante quando um livro não atende às expectativas criadas, seja por não ser envolvente o suficiente ou por ter um final decepcionante. Essas decepções podem afetar seu desejo de começar outra leitura. Afinal, o desencanto de uma história ruim é tão desagradável quanto um término.
3. Comparação com o Último Livro Lido
Se o seu último livro lido foi excepcionalmente bom, pode ficar difícil encontrar outra leitura que pareça estar à altura, nos encaminhando a um período de pausa enquanto se busca um livro que cause o mesmo impacto – o que nos leva ao próximo tópico:
4. Conexão Emocional
Quando você cria uma ligação emocional profunda com um livro, pode ser difícil deixar a história para trás. Isso pode criar um vazio, resultando em hesitação em começar uma nova leitura. Assim, ficar preso a um livro que lhe trouxe conforto pode limitar suas novas experiências.
5. Mesma história, livro de diferente
Tem gêneros que amamos, mas e quando eles saturam? Quando isso acontece, a mente pode pedir uma pausa até que se recupere o interesse por novas histórias ou assuntos. Um alternativa é ir atrás de diferentes gêneros, autores e estilos de livro.
6. Pressão para Ler
O incentivo à leitura está mais presente do que nunca, especialmente nas redes sociais, onde muitos compartilham orgulhosamente suas listas de livros lidos e desafios literários. Ver pessoas atingindo metas impressionantes, como “trinta livros lidos ao mês”, pode criar uma pressão que transforma a leitura em uma obrigação, ao invés de um prazer. A pressão para cumprir prazos ou expectativas pessoais pode desviar a leitura de sua função prazerosa, levando a uma pausa necessária.
mas, afinal, como posso superar a Ressaca Literária?
Como pode perceber, o estresse, o cansaço, as preocupações pessoais ou as mudanças na rotina podem afetar o foco e a disposição para ler, diminuindo a concentração e a sensação de prazer associada à leitura. Para combater esses sintomas, temos algumas dicas:
- Escolher um livro mais leve: livros curtos, de leitura fácil ou de um gênero diferente podem ajudar a reavivar o interesse pela leitura;
- Revisitar um favorito: a releitura de um livro que tem seu coração pode ajudar a devolver seu prazer literário;
- Não se esforce e entenda que está tudo bem pausar a leitura: ao respeitar seu tempo, a vontade de ler retorna naturalmente;
- Experimentar formatos diferentes: escutar audiobooks, ler contos ou histórias em quadrinhos, por exemplo, pode resultar em uma experiência de leitura refrescante e inovadora quando não se tem esse hábito.
A ressaca literária é um fenômeno normal e pode ser superado com paciência e flexibilidade nas suas escolhas de leitura. Lembre-se de que o importante é desfrutar dela e não “apenas” cumprir metas!
__________
O artigo acima foi editado por Anna Muradi.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira o Her Campus Cásper Líbero para mais!