The Her Campus National Editors write about products we love and think you’ll love too. Her Campus has affiliate partnerships, so we get a share of the revenue from your purchase. All products are in stock and all prices are accurate as of publication.
Na última terça-feira (9), foi anunciado o falecimento de Rita Lee, aos 75 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. A cantora estava fazendo tratamentos para a doença, descoberta em 2021 através de exames de rotina. A família comunicou o óbito pelas redes sociais, divulgando informações sobre o velório, que ocorreu na quarta-feira (10), no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Além de cantora, a artista era compositora, instrumentista, escritora e ativista. Pioneira do rock no Brasil, Rita Lee deixou um legado na história da música brasileira. O visual excêntrico da rainha do rock, que ousava tanto nas vestimentas quanto nas composições, virou marca registrada da cantora.
Relembre e dê play nas músicas mais famosas da carreira de Rita Lee que repercutiram nacional e internacionalmente!
- Lança Perfume
-
Lançada em 1980, a canção “Lança Perfume” foi composta em parceria com Roberto de Carvalho. A música já chegou a vender 800 mil cópias no Brasil e no exterior, além de fazer parte do álbum, cujo nome é Rita Lee, mas com o sucesso do hit tornou-se popular como também “Lança Perfume”.
Um marco na carreira da cantora, essa música também marcou o início da carreira solo dela após sua saída da banda Os Mutantes. De acordo com uma matéria do jornal Daily Mirror de 1988, “Lança Perfume” era a música favorita do Rei Charles III, que também era fã da cantora.
Sendo uma música com trechos ousados que já foram considerados impróprios e passíveis de censura, a faixa prova o quão destemida e “padroeira da liberdade” Rita Lee era em uma época de Ditadura Militar.
- Mania de Você
-
Também composta em parceria com Roberto de Carvalho, seu marido, a música foi nome do álbum de estúdio lançado em 1979. De acordo com estudo divulgado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), “Mania de Você” é a música mais tocada da cantora nos últimos dez anos.
Além disso, é também a música mais regravada dela. O hit foi sucesso absoluto, já que tratava de temas como sexualidade de um ponto de vista feminino, o que era novidade na época. Sem tabus, a canção está relacionada aos movimentos feministas que reivindicavam as liberdades das mulheres.
- ovelha negra
-
Lançada em 1975, Rita Lee escreveu a música para Arnaldo e Sérgio Baptista, ex-colegas de banda, após ser expulsa de Os Mutantes. Ao cantar “foi quando meu pai me diz: filha, você é a ovelha negra da família”, a artista faz menção à relação entre ela e os ex-companheiros de banda.
Sendo um desabafo da cantora, “Ovelha Negra” é considerada uma obra-prima de Rita Lee, vendendo 200 mil cópias do disco em que faz parte.
- desculpe o auê
-
Lançada em 1983, a canção surgiu a partir de um bilhete escrito pela cantora que pedia desculpas após um episódio de ciúmes por seu marido, de acordo com relatos em seu livro Rita Lee: Uma Autobiografia. A situação foi musicada por Roberto de Carvalho e divulgada no álbum Bombom, tornando-se um sucesso ao tratar de temas presentes em relacionamentos, como ciúmes e discussões.
- doce vampiro
-
A música foi lançada no álbum Rita Lee, em 1979. Foi composta dois anos antes do lançamento, durante o período em que ficou em prisão domiciliar após ser condenada por porte de drogas.
A letra conta sobre um relacionamento fictício com um vampiro, denotando toda a excentricidade da compositora. Os arranjos sonoros da melodia criam uma atmosfera misteriosa e fantasiosa, o que fez a canção atingir o sucesso nas principais paradas musicais.
- Agora Só Falta Você
-
Composta em parceria com a banda Tutti Frutti e lançada em 1975, no álbum Fruto Proibido. Possuindo arranjos do guitarrista Luís Sérgio Carlini, a música já foi regravada por vários artistas.
A regravação mais famosa é da cantora Pitty, da qual fez parte da trilha sonora de abertura da novela Malhação, de 2014. De acordo com Rita, a música não é igual a original, pois traz uma interpretação com a personalidade da própria Pitty. A letra traz uma mensagem de libertação e empoderamento, convidando o ouvinte a também se libertar.
- banho de espuma
-
Lançada em 1981, a música compõe o álbum Saúde. De acordo com Rita Lee, a música era para se chamar “Afrodite”, mas foi censurada, assim como algumas expressões da versão original que também foram alteradas. A canção foi inspirada na cena autobiográfica do casal na banheira do quarto de Oscar Wilde.
The article above was edited by Julia Bonin.
Liked this type of content? Check Her Campus Cásper Líbero home page for more!