The Her Campus National Editors write about products we love and think you’ll love too. Her Campus has affiliate partnerships, so we get a share of the revenue from your purchase. All products are in stock and all prices are accurate as of publication.
Sorvete sem leite é possível? E é cremoso? Segundo Maurício Moron, um dos sócios da gelateria artesanal Alfreddo Veggani (@alfreddoveggani), o sorvete vegano deu origem a uma oportunidade de negócio em São Paulo.
Em meio a uma realidade ambiental cada vez mais difícil de reverter, substituir o leite é uma pequena atitude para impactar os 250 litros de metano produzidos diariamente por cada vaca ou boi na indústria da agropecuária.
O sorvete, em especial, é um produto com procura volumosa em nosso país. De acordo com Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o Brasil é o 10º produtor mundial. Na região sudeste, em especial, o consumo representa 52% de todo o país.
Entretanto, mesmo com a procura de sorvetes veganos por adeptos deste estilo de vida e pessoas com intolerância à lactose, antes da Alfreddo Veganni não haviam sorveterias sem ingredientes de origem animal na capital paulista. A ideia começou após uma viagem de Edson Borba, sócio de Moron, para a Índia, onde surgiram diversos insights sobre alimentação saudável e sustentável.
A parceria entre os amigos demorou um ano e meio para sair do papel. “Foi um investimento de risco, estudamos gelateria tradicional fora do país, fizemos e refizemos todas as nossas receitas, testamos com amigos e parentes cada sabor”, conta Moron.
Sorvete sem leite?
A aposta foi deixar em segundo plano as clássicas receitas caseiras de banana ou abacate para apostar em gelatos com leites vegetais e sorbets de pura fruta – com base de água ou chás -, livres de gordura hidrogenada e soja.
Mesmo sem lactose, a marca garante a cremosidade, por meio de diferentes técnicas para cada sabor e tipo de leite vegetal. Além disso, quase todos os sabores também não contém glúten.
Não é só um sorvete vegano
A Alfreddo Veggani possui duas unidades na cidade de São Paulo, localizadas na Vila Mariana e Augusta. De terça-feira a domingo, os clientes encontram uma variedade ampla de sabores de sorvetes veganos, incluindo clássicos como flocos e baunilha, como também chá verde Matchá, graviola e physalis.
Para quem reside na cidade e não pode ir até o local, vale pedir online – o pote individual, por exemplo, custa 13 reais. Os sabores mais populares são cana & capim e três limões.
E você, vai experimentar o sorvete sem crueldade animal mais cremoso de SP?
A Alfreddo Veggani pode ser encontrada na Rua Dona Inácia Uchoa, 271 e Rua Fernando de Albuquerque, 184. Você pode pedir também pelo iFood, Goomer ou telefone.
Confira todas as informações e cardápio aqui!
Aproveite e participe do sorteio da HC Cásper Líbero com a marca para garantir seu sorvete vegano! Todas as informações estão no nosso post do Instagram.
——————————–
O artigo acima foi editado por Carolina Grassmann.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!