Na madrugada do dia 6 de maio deste ano, durante seu show em Nashville, Taylor Swift anunciou o Speak Now (Taylor’s Version), a regravação de seu terceiro álbum de estúdio. Dando retomada ao processo de recuperação dos direitos sobre seus trabalhos, a nossa loirinha favorita lançará a nova versãono dia 7 de Julho.
Eu sei que você com certeza já ouviu o “SPEAK NO-OW” naquele áudio do tiktok que diz todos os nomes de álbuns da cantora (inclusive, sei que agora você pensou em “Taylor Swift, FEARless…”), ou talvez até tenha escutado uma ou outra música do disco, mas você já escutou aquelas que não são tão famosas?
Não me entenda errado, eu grito “Enchanted” completa e emotivamente em toda vez que a escuto; e “Long Live” é uma das faixas mais lindas que a Taylor escreveu. Entretanto, hoje, gostaria de falar sobre 5 músicas do Speak Now menos conhecidas, mas que mostram toda a genialidade lírica da Indústria da Música nesse álbum que ela escreveu sozinha entre os 18 e os 20 anos.
The story of us
Apesar de ser um dos singles do Speak Now, eu considero “The Story of Us” uma das músicas mais subestimadas do álbum. Juntamente a um clipe que entrega dark academia e dramaticidade, a sétima faixa do disco trata da sensação de confusão ao não saber os rumos que um relacionamento está tomando.
Com uma guitarra épica, ela ainda conta com uma letra perfeita para gritar no mais alto volume e traz elementos que fazem com que pareça que Swift está realmente contando uma história, como “Next chapter” e “The End” presentes entre os versos.
“I’d tell you I miss you but I don’t know how
I’ve never heard silence quite this loud”
A história por trás desta música vem de um encontro desconfortável que Taylor teve com seu ex-namorado John Mayer no CMT Awards de 2010, após o término do relacionamento. Inclusive, o nome da premiação é a mensagem escondida na letra da canção. Swift disse que teve a ideia da letra ao chegar em casa e dizer para a mãe que tinha se sentido “sozinha em uma sala lotada”. De fato, a história da dupla havia se transformado em uma tragédia.
“Now I’m standing alone In a crowded room
And we’re not speaking and I’m dying to know
Is it killing you like it’s killing me yeah”
HAUNTED
Na próxima vez que alguém falar que todas as músicas da Taylor Swift soam iguais, faça a pessoa ouvir “Haunted”. A décima segunda faixa do Speak Now transmite a assombração persistente de um relacionamento prestes a ruir, por meio do som marcante de um órgão. Desse modo, as memórias e os últimos suspiros desse amor são transmitidos de forma amedrontadora e caótica.
“Oh, I’m holding my breath
Won’t lose you again
Something’s made your eyes go cold”
Todos nós conhecemos e amamos o lado dramático da Taylor, e a apresentação de “Haunted” na Speak Now World Tour é um exemplo claro disso. Usando um vestido escuro, com a barra rasgada, a cantora dá diversas badaladas em um sino gigantesco, que termina por se fechar em cima dela ao final da performance.
“Can’t breathe whenever you’re gone
Can’t turn back now, I’m haunted”
- Alerta: as duas músicas citadas acima não eram propriamente felizes, mas as três próximas são muito tristes.
never grow up
Conforme escrevo esta matéria, sentada sozinha no meu apartamento, nesta grande cidade que é São Paulo, tenho que dizer que esta é, para mim, umas das músicas da Taylor que mais doem. A loirinha realmente entende todas as situações que podemos passar. Em “Never Grow Up”, Swift narra diversos momentos simples da infância que, quando crescemos, trazem uma sensação de saudade e nostalgia pelo que já passou e não volta mais.
“So here I am in my new apartment
In a big city, they just dropped me off
It’s so much colder than I thought it would be
So I tuck myself in and turn my nightlight on”
Ainda que seja dolorida de escutar, “Never Grow Up” também carrega a sensação de conforto, por saber que não estamos sozinhos. Taylor escreveu essa música entre os 18 e os 19 anos, então é fácil se relacionar com os versos e se sentir acolhido, principalmente aqueles de nós que se mudaram para fazer faculdade.
“I just realized everything I have is someday gonna be gone”
innocent
“Life is full of little interruptions”. Essa é a mensagem secreta de “Innocent”, décima primeira faixa do Speak Now. Assim, essa é uma música sobre cometer erros, sobre perdoar a si mesmo e aos outros por aquilo que dissemos ou fizemos. De fato, essa canção tem uma história por trás que marcou muito a história da Taylor.
“Oh, who you are is not where you’ve been
You’re still an innocent”
Depois de ter seu discurso interrompido por Kanye West, no VMA de 2009, Taylor voltou ao palco da premiação no ano seguinte para performar “Innocent”. Essa foi a forma que a cantora achou para dizer que tinha perdoado as ações do rapper e que as pessoas merecem segundas chances. No entanto, ele provavelmente esqueceu disso em 2016.
“Today is never too late to be brand new”
Last kiss
Tópico sensível: eu acho “Last Kiss” a música de término mais triste da Taylor (sim, mais do que “All Too Well” e “Dear John”). Talvez porque ambas essas últimas carreguem um traço de raiva nas suas letras, enquanto a primeira é uma balada melancólica. Esta faixa 13 – aquela que costuma ter um significado a mais por ser o número da sorte da cantora – trata do fim de seu relacionamento com Joe Jonas.
“And I hope the sun shines and it’s a beautiful day
And something reminds you you wish you had stayed
You can plan for a change in the weather and time
But I never planned on you changing your mind”
A música tem duas curiosidades interessantes sobre sua letra. A primeira é a sua introdução ter exatos 27 segundos, o tempo que Joe usou para terminar com Taylor em uma ligação. O segundo é que, apesar de dizer “last kiss” diversas vezes ao longo da canção, em seu último verso, ela apenas diz “just like our last”. Isso porque, da vez anterior que ela disse “kiss”, você não esperava que seria a última, assim como ela não esperava que o último beijo deles tivesse sido o final.
“All that I know is I don’t know
How to be something you miss
I never thought we’d have a last kiss”
speak now (taylor’s version)
Agora que você conhece mais sobre as músicas do Speak Now, pode se preparar para ouvi-las na regravação do álbum, que sai no dia 7 de julho. Além das citadas acima e das originais do disco, a nova versão também contará com 6 novas músicas – incluindo feats com Fall Out Boy e a vocalista do Paramore, Hayley Williams.
————————————
O texto acima foi editado por Maria Esther Cortez.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!