Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

Super Mario Bros – O Filme: a Nintendo entregou tudo o que esperávamos?

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Se você ainda não assistiu Super Mario Bros – O Filme, assista! A produção da Nintendo em conjunto com a Universal e com a Illumination estreou em abril e é um sucesso em todo o mundo, arrecadando mais de um bilhão de dólares. Além de ser o filme de maior bilheteria de 2023 (até o momento), já está no TOP 5 das animações mais assistidas da história do cinema.

O filme é repleto de referências aos videogames clássicos da marca, indo desde os antigos fliperamas de Donkey Kong (1981), jogo onde Mario fez sua estreia, até o novo Super Mario Odyssey (2017).

A HISTÓRIA

A apresentação da família de Mario, pela primeira vez, de uma forma criativa e tipicamente italiana, foi uma das apostas da Universal que contribuiu para o desenvolvimento da trama. A animação começa nos mostrando a vida dos irmãos Mario e Luigi como encanadores no bairro do Brooklyn, em Nova York, e ao tentarem consertar alguns canos no esgoto do bairro, são magicamente transportados para o Reino dos Cogumelos. No entanto, os dois acabam se separando e se inicia a busca de Mario por seu irmão.

Luigi é feito prisioneiro pelo vilão Bowser Koopa, que pretende roubar a Super Estrela e dominar os reinos. Enquanto isso, Mario conhece Toad e a Princesa Peach, que quer salvar seu reino dos Koopas e se junta a ela em uma missão. Um diferencial do filme é que Peach assume um papel de mulher empoderada e, em alguns momentos, até parece ser a protagonista.

Enquanto está em sua missão de governar todos os reinos e pedir a Princesa em casamento, Bowser declara sua paixão por ela cantando “Peaches”. A música foi composta por Jack Black (dublador do antagonista na versão em inglês) e fez tanto sucesso que está elegível para concorrer ao Oscar 2024 por “Melhor Música Original”. 

A produção também explora outros dois famosos universos. Vemos a selva dos Kongs, mundo de Donkey Kong, primeiro grande sucesso da Nintendo. O filme cria uma sensação de dualidade entre Donkey e Mario, em que primeiro são rivais em uma luta, mas depois se juntam contra Bowser. Há também o mundo de Mario Kart, com todos os tradicionais carros e a nostálgica pista de arco-íris.

O filme tem duas cenas pós-créditos e a segunda nos dá uma pista sobre uma possível continuação das aventuras do encanador bigodudo. Na cena, vemos os esgotos subterrâneos do Brooklyn e um ovo branco com pintas verdes se chocando. É o famoso dinossauro Yoshi!

A Nintendo entregou o esperado, agradando pessoas de todas as idades, os fãs dos jogos e até quem nunca jogou. Shigeru Miyamoto, criador de Mario, já deu indícios de que está interessado em mais adaptações da Nintendo junto com a Illumination no futuro. Estamos prontos para mais aventuras de Mario e companhia ou até mesmo filmes de outros sucessos da marca.

—————————————————————————————

O artigo acima foi editado por Larissa Gabriel.

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!

Júlia Salvi

Casper Libero '26

Hi! My name is Julia and I'm 18 years old. I"m a journalism student passionate about sports and movies :)