A Fórmula 1 finalmente chega ao Brasil com o Grande Prêmio de São Paulo de 2023! O país se faz oficialmente presente no calendário desde 1973. O único ano que a categoria não correu em terras brasileiras foi em 2020, por causa da pandemia.
Faltando apenas alguns dias para o grande evento, que começa no próximo dia 3, a Her Campus Cásper Líbero separou tudo que você precisa saber sobre o GP de SP!
DATA, HORÁRIO E TRANSMISSÃO
O final de semana de Fórmula 1 irá acontecer do dia 3 ao dia 5 de novembro e conta com duas corridas: a sprint, que é mais curta contendo apenas 24 voltas, e a corrida normal de domingo, com 71 voltas.
No dia 3 de novembro, teremos o treino livre às 11:30 e a classificação para a corrida de domingo às 15:00. Já no dia 4, às 11:00 vai acontecer a classificação para a corrida sprint e às 15:30 começa a própria. A corrida principal acontece no domingo (5) às 14:00.
A TV Band faz a cobertura completa do evento, além da própria transmissão da plataforma de streaming oficial da FIA, a F1TV.
HISTÓRIA
Das 50 corridas de Fórmula 1 que aconteceram no Brasil, 40 foram no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos. Em 1978 a corrida aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro e entre 1981 a 1989 a etapa permaneceu por lá, voltando à São Paulo apenas em 1990. Na época o evento era chamado de GP do Brasil, mudando de nome para GP de São Paulo em 2021.
O nome do autódromo homenageia o piloto brasileiro José Carlos Pace, cuja única vitória na Fórmula 1 aconteceu em Interlagos, em 1975.
Seu primeiro campeão oficial é o brasileiro Emerson Fittipaldi, o mais recente é o britânico George Russell e o piloto com mais vitórias no Brasil é o francês Alain Prost, rival de Ayrton Senna, o brasileiro mais famoso do automobilismo.
TEMPLO DE CORRIDAS EXTRAORDINÁRIAS
O GP de SP logo se tornou uma das corridas mais caóticas e uma das mais queridinhas entre os fãs de automobilismo para se assistir.
Em 2022, a Haas, terceira equipe com menos pontos na tabela, conseguiu conquistar sua primeira Pole Position na corrida sprint. Além disso, George Russell conquistou sua primeira vitória da carreira levando sua equipe, a Mercedes, a obter seu primeiro P1 daquele ano.
Já em 2021, foi um final de semana conturbado e emocionante para o britânico Lewis Hamilton, que perdeu 5 posições no grid de largada para a corrida principal após trocar de motor e ainda foi desqualificado da classificação da corrida sprint por uma irregularidade no carro.
Ao vencer a corrida, Hamilton emocionou diversos fãs brasileiros quando levantou a bandeira do Brasil, imitando o gesto do eterno Ayrton Senna.
Interlagos também já foi palco da decisão de 8 títulos de pilotos. Entre 2005 a 2009, os pilotos Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Jenson Button se consagraram campeões mundiais em terras brasileiras, além de Sebastian Vettel em 2012.
Assim, o sagrado autódromo de Interlagos é casa de muita tradição, memórias e emoções do automobilismo internacional.
O artigo acima foi editado por Livia Nomoto.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!