Um bom filho à casa torna, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou ao comando técnico do Corinthians. A equipe do Parque São Jorge começou a temporada sob o comando de Fernando Lázaro, mas com oscilação em seu trabalho e eliminação nas quartas de final para o Ituano dentro de casa, o “novo técnico” caiu. A aposta seguinte da diretoria alvinegra foi Cuca, mas devido o seu caso de estupro, quando ainda era jogador do Grêmio, o comandante ficou apenas por dois jogos na área técnica. O ex jogador Danilo então comandou a equipe no último derby, logo após a queda de Cuca..
A fim de mudar o rumo da equipe do Corinthians nesta temporada de 2023, a diretoria escolheu Vanderlei Luxemburgo para o comando técnico. Luxemburgo está na sua terceira passagem pelo alvinegro, onde já foi campeão. Suas outras passagens foram em 1998 e 2001.
1ª PASSAGEM
Em 1998, aconteceu o primeiro comando de Vanderlei pelo Corinthians, e foi movimentada com título, desentendimento e ida para a seleção brasileira. O técnico vinha do Santos, onde havia sido campeão do Torneio Rio-São Paulo. Chegou a equipe do Parque São Jorge que manteve a sua base de atletas de 1997 que havia sido campeã paulista na temporada.
Sob o comando do Corinthians, Vanderlei teve um primeiro semestre movimentado. Levou a equipe à final do Campeonato Paulista, mas foi derrotada na final para o São Paulo de Raí que foi peça importante para aquela final tricolor. O Corinthians até havia ganhado a primeira partida, mas foi superado no outro jogo, Luxemburgo ainda teria muito o que disputar pelo alvinegro.
Ainda na primeira parte do ano, o alvinegro caiu nas oitavas de final para o Cruzeiro na Copa do Brasil. Já no segundo semestre, Luxemburgo foi convidado para comandar a Seleção Brasileira e dividiu seu trabalho na seleção e no Corinthians. O que mais para frente foi motivo para desentendimentos com a diretoria do clube e culminaria na sua demissão.
Luxemburgo ainda enfrentou um desentendimento com o famoso jogador Marcelinho Carioca, o qual ficou afastado da equipe por 19 dias.
O Corinthians foi campeão Brasileirão daquela temporada, quando a fase final do torneio era disputada em mata-mata.
No final da temporada de 1998, Vanderlei Luxemburgo saiu do Corinthians e dedicou seu trabalho exclusivamente para a Seleção Brasileira.
2ª PASSAGEM
A sua segunda passagem aconteceu em 2001, quando o Corinthians estava vivendo um período de crise e a equipe estava ameaçada de rebaixamento no Paulistão. mas com ajuda do “Pofexô”, o Corinthians chegou ao título do Paulistão e bateu na trave em outras duas competições.
O time paulista chegou na final da Copa do Brasil, mas acabou perdendo para o Grêmio de Tite. Quando falamos da Copa Mercosul, o Timão foi até a semifinal, quando foi eliminado pelo San Lorenzo.
TEMPORADA 2023
Vanderlei Luxemburgo chega como o quarto comando técnico da equipe do Corinthians nesta temporada. O Timão vive uma fase complicada, foi eliminado nas quartas de final do Paulistão dentro da Neo Química Arena, nessas primeiras fases do Brasileirão o Corinthians está ocupando a zona de rebaixamento e na Copa Libertadores está ocupando a terceira colocação do grupo E, ainda corre o risco de cair para a Copa Sul Americana,
Neste ano, uma crítica da torcida é a falta de reforços, a diretoria corinthiana trouxe Romero, Matheus Bidu e após o Paulistão contratou Chrystian Barletta, que foi o destaque do São Bernardo na competição.
Luxemburgo chega ao clube com uma difícil missão de reestruturar o time montar um “pojeto” com as peças que o clube tem. Vanderlei é um técnico experiente, que já teve rodagens por equipes como o Bragantino, Cruzeiro, Palmeiras, Real Madrid e a Seleção Brasileira.
Além disso, o “Pofexô” tem como característica tomar as responsabilidades para si e realizar mudanças bruscas e colocar até mesmo medalhões no banco. Outro ponto de Luxemburgo é a sua fama de utilizar jogadores da base, o que é uma ótima saída para a equipe do Corinthians, uma vez que a equipe precisa de reforços, não tem muito dinheiro em caixa, com uma das bases mais campeãs do Brasil.
Foi sob o comando de Vanderlei Luxemburgo que o Corinthians fez uma das maiores negociações da sua história, vendendo Edu por 10 milhões de dólares para o Arsenal. Assim como o atacante Ewerthon para o Borussia Dortmund pelo preço de 6,5 milhões de dólares e o lateral esquerdo Kléber para o Basel por 3,2 milhões de dólares. Os jovens lançados por Luxemburgo renderam muito dinheiro para os cofres do Timão.
—————————–
O texto acima foi editado por Izabella Giannola.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!