Her Campus Logo Her Campus Logo
Wellness > Health

Varíola Dos Macacos: O Que Já Se Sabe Sobre Essa Nova Infecção?

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O aparecimento, cada vez mais constante, de pessoas infectadas pelo vírus da varíola dos macacos na Europa preocupa a comunidade científica, com a possibilidade de uma nova onda infecciosa por doença viral. Além da preocupação, também aparecem dúvidas da população a respeito da doença. Quais são as suas causas, sintomas e o que de fato é o vírus da varíola dos macacos?

Varíola dos Macacos: além da endemia 

A varíola dos macacos foi detectada em humanos pela primeira vez em 1958 na República do Congo. Desde então, tornou-se uma doença endêmica, pela incidência de casos na região central e ocidental da África. Porém, devido aos casos fora do continente em dezenas de países, novos debates foram abertos para a comunidade científica sobre o vírus.

A doença é classificada como zoonose. Embora leve o nome de “Varíola dos Macacos”, não se sabe ao certo se o vírus se originou na espécie. Esta infecção pertence à mesma família da varíola humana, erradicada em 1980, a família Orthopoxvirus. Entretanto, a varíola humana tem letalidade maior do que a varíola dos macacos, com taxa de 30% de mortalidade. Segundo cientistas, a doença viral que os preocupa na atualidade é menos contagiosa e possui sintomas mais leves se comparada à enfermidade do fim do século passado.

O que cientistas pensam sobre este novo “surto”

Até o momento, a resposta para o aumento de casos da doença em países fora do continente africano baseiam-se em especulações. A primeira especulação diz respeito a possíveis mutações que tornaram o vírus mais resistente a determinados fatores. Já a segunda aponta a diminuição de pessoas vacinadas contra a varíola e o fim de campanhas de vacinação, encerradas há 40 anos. 

Como é o contágio da varíola dos macacos

O contágio ocorre em pessoas que tiveram contato próximo a animais portadores do vírus da varíola ou com humanos infectados. Entre seres humanos, a doença se manifesta pelo contato com as mucosas ou com os fluidos corporais do indivíduo acometido pelo vírus. É necessário até mesmo que seus itens não sejam utilizados por outras pessoas para evitar o contágio por estes meios materiais.

Quais são os sintomas? Existe vacina para a varíola dos macacos? O vírus pode matar?

O período de incubação do vírus é de 5 a 21 dias e os indícios de infecção muitas vezes são confundidos com os da gripe. Os sintomas podem ser: febre, dor de cabeça, dor no corpo e alguns sintomas semelhantes aos de resfriado.  

Depois deste período, erupções cutâneas que causam irritação aparecem por todo o corpo, inicialmente no rosto. Ademais, é importante destacar que o indivíduo infectado só estará livre da doença quando toda a pele estiver completamente cicatrizada.

Para infectados, é indicado que fiquem em repouso, hidratação em abundância e fazer uso de remédios para aliviar a coceira causadas pelas lesões, assim como a febre, caso  tenho. Por normalmente ser leve, a doença pode ser totalmente curada em poucas semanas. Já a prevenção pode ser feita por meio de doses da vacina da varíola humana, que apresenta 85% de eficácia contra o vírus da varíola dos macacos.

Ainda que seja uma doença de grau leve, a Varíola dos Macacos pode causar mortes. Mesmo que sua letalidade não seja alta, a doença atinge o sistema imunológico, então, o comportamento do vírus dependerá da imunidade do indivíduo e também de suas condições de acesso aos sistemas de saúde.

————————————————————————————–

O artigo acima foi editado por Beatriz Testa.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

19 years old Hi I'm Lívia and I'm in my first year of journalism at Cásper Líbero. As a journalist I hope to listen to the others and have the opportunity to be heard, always fulfilling with the social duty of jornalism.