Estilos de vida visando a sustentabilidade vem crescendo atualmente, e uma das maneiras de participar deste movimento é adotando a filosofia chamada “Zero Waste” (Zero Desperdício). As pessoas que adotam esse conjunto de práticas têm como objetivo a redução de desperdício de recursos e materiais através da reciclagem, reutilização e mudança dos hábitos cotidianos.
A tendência, apesar de não ser recente, ganhou força na década de 1980, incentivando viver de forma mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente e recursos naturais, e tendo como principal intenção zerar o desperdício, como diz o próprio nome.
O termo “Zero Waste” é associado com a ideia de Total Recycling, de Daniel Knapps, responsável pelo projeto Urban Ore em Berkeley, Califórnia. A ação consiste na reciclagem, reutilização e transformação de todos materiais considerados lixo em objetos úteis para a comunidade local
Sustentabilidade no dia a dia
Para tornar o cotidiano mais sustentável, tenha em mente a Regra dos 5Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar.
Para tornar-se um consumidor consciente, evite compras exageradas e repense a necessidade de algo antes de adquiri-lo. Reutilize produtos, dê uma nova utilidade e evite seu descarte imediato. Separe corretamente os materiais para que possam ser reciclados e transformem-se em novos objetos. Por último, recuse sacolas plásticas, por exemplo, e reduza a quantidade de itens de uso único.
As vantagens de tornar o dia a dia mais sustentável vão além dos múltiplos benefícios relacionados à preservação do meio ambiente, podendo até implicar positivamente na vida financeira. De acordo com a Sabesp, estima-se que um banho de chuveiro de 15 minutos consome 135 litros de água enquanto uma ducha de 5 minutos, tempo considerado suficiente para a higiene pessoal, gasta aproximadamente 45 litros. Reduzindo esse tempo, evita-se o desperdício deste recurso precioso e resulta em uma conta de água mais barata.
Vivendo sem desperdício
Algumas dicas práticas para implementar o estilo de vida “Zero Waste Living” são:
- Carregar garrafas de água recicláveis , para eliminar o uso de copos descartáveis e canudos plásticos. Esses itens em excesso causam diversos malefícios à saúde do ser humano e à natureza, provocando poluição ambiental, impacto na vida marinha, liberação de substâncias tóxicas e ainda são fruto da extração do petróleo.
- Utilizar sacolas de compras reutilizáveis, para reduzir o uso de sacolas plásticas. Sacolas reutilizáveis tem maior capacidade, resistência e durabilidade, enquanto as descartáveis provocam poluição ambiental e chegam a impactar nos sistemas de drenagem das cidades.
O livro Zero Waste Home da escritora Bea Johnson é um guia prático para adotar um estilo de vida sustentável e reduzir o desperdício. Bea compartilha suas experiências e dicas sobre como sua família conseguiu produzir apenas um jarro de lixo por ano, abordando várias áreas da vida cotidiana, do consumo consciente à organização e limpeza. É um recurso inspirador para quem busca uma vida mais eco-friendly
Nas redes sociais, o meio de vida ganha destaque por meio de influenciadores digitais que divulgam seu dia a dia mais sustentável e compartilham dicas, sobre economia, reciclagem e substituição de itens cotidianos.
E com a expansão deste estilo, o Zero Desperdício chega à gastronomia visando reduzir o número de alimentos não aproveitados. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, correspondente a um terço de todo alimento produzido no planeta no período de um ano. Diversos criadores de conteúdo publicam opções e receitas de como aproveitar todas as partes dos alimentos, evitando qualquer perda.
O movimento Zero Waste Living é importante para a sobrevivência do planeta por razões como:
- Redução de resíduos: o estilo busca reduzir a quantidade de lixo produzido, implicando na existência de aterros sanitários e lixões, e como consequência, a poluição no solo, na água e no ar é reduzida;
- Conservação de recursos: ao diminuir a produção de resíduos, contribui-se com a conservação de recursos naturais como água, energia e matérias-primas;
- Cuidados com a fauna e flora: a redução da poluição e a melhora dos ambientes naturais beneficia a biodiversidade e a vida selvagem;
- Combate ao aquecimento global: optar por práticas sustentáveis ajudam a combateras mudanças climáticas à medida que reduzem a produção de gases do efeito estufa.
O estilo Zero Waste Living está além de um compromisso pessoal com o meio ambiente e torna-se também um molde para um futuro melhor e mais sustentável.
————————-
The article above was edited by Mariana Torezan.
Liked this type of content? Check out Her Campus Cásper Líbero home page for more!