Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > News

Zero Waste Living: o que é essa nova tendência e como começar

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Estilos de vida visando a sustentabilidade vem crescendo atualmente, e uma das maneiras de participar deste movimento é adotando a filosofia chamada “Zero Waste” (Zero Desperdício). As pessoas que adotam esse conjunto de práticas têm como objetivo a redução de desperdício de recursos e materiais através da reciclagem, reutilização e mudança dos hábitos cotidianos.

A tendência, apesar de não ser recente, ganhou força na década de 1980, incentivando viver de forma mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente e recursos naturais, e tendo como principal intenção zerar o desperdício, como diz o próprio nome.

O termo “Zero Waste” é associado com a ideia de Total Recycling, de Daniel Knapps, responsável pelo projeto Urban Ore em Berkeley, Califórnia. A ação consiste na reciclagem, reutilização e transformação de todos materiais considerados lixo em objetos úteis para a comunidade local

Sustentabilidade no dia a dia

Para tornar o cotidiano mais sustentável, tenha em mente a Regra dos 5Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar.

Para tornar-se um consumidor consciente, evite compras exageradas e repense a necessidade de algo antes de adquiri-lo. Reutilize produtos, dê uma nova utilidade e evite seu descarte imediato. Separe corretamente os materiais para que possam ser reciclados e transformem-se em novos objetos. Por último, recuse sacolas plásticas, por exemplo, e reduza a quantidade de itens de uso único.

As vantagens de tornar o dia a dia mais sustentável vão além dos múltiplos benefícios relacionados à preservação do meio ambiente, podendo até implicar positivamente na vida financeira. De acordo com a Sabesp, estima-se que um banho de chuveiro de 15 minutos consome 135 litros de água enquanto uma ducha de 5 minutos, tempo considerado suficiente para a higiene pessoal, gasta aproximadamente 45 litros. Reduzindo esse tempo, evita-se o desperdício deste recurso precioso e resulta em uma conta de água mais barata.

Vivendo sem desperdício

Algumas dicas práticas para implementar o estilo de vida “Zero Waste Living” são:

  • Carregar garrafas de água recicláveis , para eliminar o uso de copos descartáveis e canudos plásticos. Esses itens em excesso causam diversos malefícios à saúde do ser humano e à natureza, provocando poluição ambiental, impacto na vida marinha, liberação de substâncias tóxicas e ainda são fruto da extração do petróleo.
  • Utilizar sacolas de compras reutilizáveis, para reduzir o uso de sacolas plásticas. Sacolas reutilizáveis tem maior capacidade, resistência e durabilidade, enquanto as descartáveis provocam poluição ambiental e chegam a impactar nos sistemas de drenagem das cidades.

O livro Zero Waste Home da escritora Bea Johnson é um guia prático para adotar um estilo de vida sustentável e reduzir o desperdício. Bea compartilha suas experiências e dicas sobre como sua família conseguiu produzir apenas um jarro de lixo por ano, abordando várias áreas da vida cotidiana, do consumo consciente à organização e limpeza. É um recurso inspirador para quem busca uma vida mais eco-friendly

Nas redes sociais, o meio de vida ganha destaque por meio de influenciadores digitais que divulgam seu dia a dia mais sustentável e compartilham dicas, sobre economia, reciclagem e substituição de itens cotidianos.

E com a expansão deste estilo, o Zero Desperdício chega à gastronomia visando reduzir o número de alimentos não aproveitados. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, correspondente a um terço de todo alimento produzido no planeta no período de um ano. Diversos criadores de conteúdo publicam opções e receitas de como aproveitar todas as partes dos alimentos, evitando qualquer perda.

O movimento Zero Waste Living é importante para a sobrevivência do planeta por razões como:

  • Redução de resíduos: o estilo busca reduzir a quantidade de lixo produzido, implicando na existência de aterros sanitários e lixões, e como consequência, a poluição no solo, na água e no ar é reduzida;
  • Conservação de recursos: ao diminuir a produção de resíduos, contribui-se com a conservação de recursos naturais como água, energia e matérias-primas;
  • Cuidados com a fauna e flora: a redução da poluição e a melhora dos ambientes naturais beneficia a biodiversidade e a vida selvagem;
  • Combate ao aquecimento global: optar por práticas sustentáveis ajudam a combateras mudanças climáticas à medida que reduzem a produção de gases do efeito estufa.

O estilo Zero Waste Living está além de um compromisso pessoal com o meio ambiente e torna-se também um molde para um futuro melhor e mais sustentável.

————————-

The article above was edited by Mariana Torezan.

Liked this type of content? Check out Her Campus Cásper Líbero home page for more!

Her Campus Placeholder Avatar
Beatriz Castilhone

Casper Libero '26

Meu nome é Beatriz e sou estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Meus interesses são diversos mas destaca-se meu gosto por esportes, animais e turismo.